Como desenvolver o hábito da leitura?

by - 01 agosto

hábito da leitura

Hey amores, tudo bem com vocês? 
Hoje tomei um susto quando me deparei que chegamos na metade do ano, amanhã já é 2019 praticamente. Tá! Eu exagerei, mas não é assustador pensar que estávamos curtindo o ano novo há poucos dias? Ainda não consegui alcançar a metade das metas de 2018. 

Calma aê mundâo, freeeeeeia que eu quero descer!!! 

Pelo menos uma, das principais metas foi concluída com sucesso e estou transbordando felicidade; ler mais livros do que o habitual. Vou confessar um segredo: a pessoa que vos fala ODIAVA LER, isso mesmo! Passava longe das bibliotecas, só quando era obrigação da escola. Não tive esse prazer na infância-adolescência, meus pais erraram muito nesse quesito, nunca fui incentivada e sim, obrigada. O que era péssimo pois pra mim não passava de algo chato e sem graça. Triste porém verídico, sei que muitas pessoas se identificam e conheço algumas até. Aos 23 anos, comecei a ter outra visão sobre literatura, entretanto ainda não curtia a ideia de criar tal hábito. Demorei bastante para acostumar, até que um belo dia ensolarado, fiz algumas coisas para transmutar e confesso, mudou a minha vida. 

A leitura é algo singular. Não é internamente transferível e quanto mais você ler mais conhecimento adquire. Como dizia o grande escritor-cientista Benjamin Franklin "Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros". Conhecimento é a riqueza que ninguém tira, portanto não importa qual seja sua preferência, saiba que a leitura é essencial e cá estou para ajudá-los a mergulhar a fundo hoje mesmo.

Simbora bebês...

POR ONDE COMEÇAR?

O segredo é começar por partes. Leitura é diversão e não uma obrigação. Temos que ler por prazer. Comece lendo coisas pequenas e com as quais se identifique. Vale tudo: bíblia, Hqs, bula de remédio, rótulo de produtos, catálogos, manuais. Aprimore seu gosto, leia histórias curtas, descubra contos enfim, aos poucos passará para os livros maiores. Não se sinta obrigado a ler textos complexos e compridos demais. Contos, poemas e crônicas são textos que contam histórias em poucas páginas. 

ESTABELEÇA HORÁRIOS E METAS

Crie uma rotina com um horário destinado à leitura. Ler é um hábito, portanto é essencial que você tenha tempo para desempenhá-lo e dedique-se a estimulá-lo. Se não consegue fazer isso em casa, procure uma biblioteca mais próxima. Frequentar bibliotecas é uma ótima maneira de estimular a leitura, pois nelas é possível encontrar livros de todos os gêneros, pegá-los emprestado sem pagar nada e o “clima” é completamente diferente, o silencio para quem tá começando é crucial. As metas foram primordiais para que pudesse chegar ao meu objetivo, como por exemplo: Ler de 10 a 20 minutos por dia, um capitulo por dia, um livro por mês e por ai vai... 

CICLO SOCIAL LITERÁRIO

Essa é a hora de usar a internet a seu favor. Frequente páginas, instagrans, sites e blogs literários. Interaja e tire dúvidas. Eles costumam a postar resenhas de um determinado livro e avaliar de acordo com a leitura. Uma dica é a rede social Skoob específica para leitores. Você pode pedir também, sugestões a amigos, familiares e até professores sobre livros mais simples e que prenderão você na leitura. Além disso, trocar ideias com o grupo sobre o que andam lendo é ótimo. Outra dica é, visitar locais como feiras literárias, além de apresentar diversas obras e gêneros, é possível se relacionar com pessoas que também gostam de livros ou que estão buscando o mesmo propósito.

 hábito da leitura


TEMAS QUE ATRAEM

Procure temas que chamem a atenção. Esse é o passo inicial para que possa desenvolver o hábito como: romance, fantasia, biográfico, drama, aventura, autoajuda, religiosidade e muitos outros. Gosta de series e filmes baseados em livros? Que tal conhecer seu personagem favorito mais a fundo. Você já ouviu falar que as historias dos livros são sempre melhores que os filmes né? 

TENHA SEMPRE UM LIVRO À MÃO

Aproveite pequenas oportunidades do dia. No transporte público, na consulta médica, no intervalo entre uma aula e outra, na pausa para o almoço... Levar um livro na bolsa ou a versão digital no e-book ou tablet também é uma forma de incentivo. Faça com que a leitura se torne fundamental, não é tão difícil e faz muito bem para o cérebro. Insista nesse objetivo.

NÃO DESISTA

Agora já tem alguns caminhos a seguir para criar o hábito da leitura do seu jeito. Continue praticando os passos que escolheu, não relaxe em relação a isso. É fácil deixar cair no esquecimento e quando perceber já diminuiu seu ritmo de leitura. Como sabemos, ler é um exercício e devemos praticá-lo. Então, basta segui-los e com certeza superará as suas expectativas. Se não conseguir de primeira jamais desista, permaneça insistindo e quando alcançar o objetivo final, vai perceber o quão importante é e o bem que o fará. Isso deveria fazer parte da vida de todas as pessoas, meus amigos.

Descubra novos mundos, mergulhe fundo em novos conhecimentos e meios cada vez mais variados de aprender com os livros. Espero ter ajudado!

Boa leitura! 
Gostou? Não saia sem antes deixar sua opinião.
Beijos e até a próxima.

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM

7 comentários

  1. Faz algum tempo que eu acredito que a realidade se divide em duas: nos que gostam de ler e nos que não gostam. E ambos são facilmente identificáveis. rs
    Achei interessante as suas dicas, porque eu não saberia dizer a alguém como aprender ou gostar de ler. Talvez porque em mim, isso está intrínseco. rs

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre mais fácil dizer ou ensinar algo a alguém quando se passa pela mesma situação. Todos podem e devem ler mas cada tem seu ritmo. De qualquer forma é valido qualquer esforço.
      Obrigada Lunna.
      Mi casa, su casa.
      bjos

      Excluir
  2. Nossa, gostei das suas dicas de como começar a ler, sabe já comecei varias vezes e nunca consigo terminar, a única coisa que consigo ler é o material impresso da faculdade, que pra mim está sendo muito difícil ler também, pois é obrigatório, se não eu não formo, né mesmo, rs

    mas eu olhei suas dicas de começar com uma rotina de 10, 20 minutos, e vou ver se pego temas que eu goste tipo que os filmes são baseados ou policial, muito obrigado mesmo.

    https://youtu.be/TnVBic37eYg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Junio. Comece aos poucos, não tenha pressa e não se martirize se não tiver conseguindo. É super normal no começo depois você nunca mais vai deixar de ler. Fico muito feliz em ter ajudado, qualquer coisa me chame!
      beijos e volte sempre!

      Excluir
  3. Acho que ler é uma das coisas que mais amo no mundo. Os livros são tudo para mim, pois, desde que me lembro, eu leio, e isso faz de mim quem sou hoje. Sempre que posso incentivo as pessoas a lerem e lerem... e lerem mais haha.
    Adorei o post. Ver outras pessoas incentivando a leitura é sempre maravilhoso <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luana. Continue incentivando mesmo. Há varias pessoas que precisam desse habito
      beijos

      Excluir
  4. Amei o conteúdo de muito proveito

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar.
Responderei em breve, por isso ative as notificações.