Estrelas além do tempo - Filme

by - 14 março


Olá amores, tudo ok por aí? Por aqui está tudo certo. 

Ah que festa! Chegou um dos meus posts favoritos. Sim, quem me conhece sabe o quanto gosto de filmes e adoro trazer indicações para o blog. Você é daquele tipo de pessoa que indica um filme a alguém e torce para que assista? #eusoudessas. Tem muito conteúdo bom por aí que precisa ser explorado e nada mais justo compartilhar boas dicas a vocês, a Netflix é uma mão na roda, porém todo mundo sabe que a “Bonitona” não traz lançamentos para o streaming deixando muito a desejar e este filme não está disponível por lá, infelizmente. Jamais interprete isso como uma crítica negativa de maneira alguma pelo contrário, não há melhor site no mundo que possui infinidades de filmes&series que podem ser desfrutados à vontade onde e quando quiser por uma bagatela financeira, Netflix é vida – Enfim, não vim falar dela, mas sim, resenhar sobre um longa-metragem e prometo não trazer spoilers, ninguém gosta - eu odeio spoiler, odeio tanto que não assisto nenhum trailer pois prefiro sentir fortes emoções hehe'.

Antes de mais nada pega a pipoca e relaxa, vamos começar!?

O filme da vez é ESTRELAS ALÉM DO TEMPO – uma ficção histórica baseada no livro Hidden Figures interpretado pelas atrizes: Taraji P. Henson como Katherine Johnson, Octavia Spencer como Dorothy Vaughan e Janelle Monáe como Mary Jackson.

Sinopse: No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

Em 1961, Katherine, Dorothy e Mary são três mulheres negras que trabalham como matemáticas para a NASA. Mesmo cercadas por excesso de discriminação racial, não as impedirão de trilhar seus caminhos para a História quando a missão do governo dos EUA de enviar um homem ao espaço passa a depender diretamente do trabalho delas.


Sempre unidas, essas amigas enfrentam sozinhas em suas respectivas competências os preconceitos que impedem as suas evoluções. Solicitada pelo departamento comandado por Al Harrison para fazer os cálculos que devem assegurar o sucesso da decolagem do foguete que lançará John Glenn às alturas, Katherine sofre diariamente ofensas pelos colegas de trabalho, todos homens e brancos. Já em seu setor, Dorothy tem todos os seus pedidos de promoção sabotados pelo intermédio de Vivian, enquanto Mary não consegue desempenhar a função de engenheira por ser impedida de ingressar uma universidade.

Mesmo com todos esses impasses, não desistirão de provar as especialidades que possuem, visualizando os obstáculos não como limites, mas como incentivos para continuarem lutando. Isto lembra muito o modelo de narrativa trazidos do Tramp de Charlie Chaplin, no qual fazia de tudo para conquistar seu tão merecido espaço mesmo com todas as adversidades em torno de si. O filme retrata bem essa época e faz uma grande reflexão também com os dias atuais e a merecida valorização da mulher no mercado de trabalho.

O que aprendemos com o filme

Katherine Johnson viúva e mãe de três filhas, é uma matemática brilhante, trabalha como um dos computadores humanos da NASA.  Para ir ao banheiro precisa fazer uma caminhada de 1,6km até a zona oeste, onde havia banheiro para negros. Na sua chegada ao novo ambiente de trabalho, chega a ser confundida com uma faxineira. Contudo, ela é a única a salvar através de seus cálculos uma missão espacial em orbita para que não sofra graves consequências.


Dorothy Vaughan encara de forma perfeita uma mulher ativista. No decorrer da trama o talento de Dorothy então é reconhecido, ela recebe o convite temporário para mudar para a nova área e diz que só aceita se levar sua equipe inteira.


Mary Jackson tem personalidade forte e sonha se formar engenheira. Recebe o convite para trabalhar no túnel de vento supersônico e mesmo com o preconceito, mostra seu talento. Movida por sua determinação e objetivo, decide ser a primeira mulher negra a cursar pós-graduação na Universidade da Virginia. Entra com um pedido judicial e confrontada pelo Juiz na audiência, expõe que sempre houve alguém pioneiro e que ela quer ser a primeira mulher engenheira da NASA e entrar para a história.

Tradução: "Toda vez que temos a chance de avançar, eles movem a linha de chegada."


Considerações Finais

É um filme espetacular, segue uma crítica maravilhosa em relação a diversos assuntos, mulheres negras buscando seus espaços onde dizem ser impossível. Não é à toa que ganhou mais de sete prêmios e recebeu três indicações ao Oscar 2017 como melhor filme, melhor atriz coadjuvante e melhor roteiro adaptado. 

As mulheres que inspiraram no longa - baseado em fatos reais

Gostaram do post? Comente abaixo sua opinião.
Beijos e até a próxima! 

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM

20 comentários

  1. já quero. aadoro filmes com essa temática,ver mulheres [e ainda mais negras] conquistando espaço em ambientes machistas, racistas e afins... ja vou procurar na netflix...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Maria. També gosto bastante de filmes deste mesma temática, é sempre bom tomar uns 'tapinhas na cara' de vez em quando rsrs.
      beijos

      Excluir
  2. Olá!!!
    Concordo com você, esse é um filme espetacular. Já assisti varias vezes, pois sempre está passando no canal fechado. E é lindo de ver: elas são negras e são mulheres. Dois “motivos” de preconceito nessa sociedade tão desumana.

    - Bjux,
    Diego || Blog Vida & Letras ♥
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Ainda não li o livro e nem assisti ao filme, mas estou com muita vontade, pois parece uma obra simplesmente espetacular, muito bem construída e que vai nos trazer muitos aprendizados. Parece que as lições são bem valiosas e bem necessárias, com certeza será um dos meus próximos filmes a serem assistidos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que você vai gostar bastante do filme.
      beijos

      Excluir
  4. Uaauuu, que filme! Com certeza vou procurar aqui pra assistir. Gosto muito de filmes assim, com histórias de superação.

    www.michelecezar.com

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem? Esse filme é simplesmente incrível. Fiquei sabendo da estreia dele no cinema mas não consegui ir. Quando anunciou que ia passar na TV nem pensei duas vezes, já fui assistir. As três protagonistas são ótimas. Não sabia que era baseado em fatos reais e isso me fez admirar ainda mais a história. Ah, a participação do "Sheldon" também foi importante. Ótima indicação. Beijos da corujinha, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não pude assisti quando ainda estava no cinema. O filme é simplesmente incrivel
      beijos

      Excluir
  6. Oi! Eu sou louca pra assistir o filme e ler o livro. Parece ser uma história incrível, cheia de representatiividade e ensinamentos. Acho que é um filme muito importante no momento em que estanos vivendo e fico feliz de ver premiações como o Oscar dando valor a ele. Ótima crítica e excelente dica. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Raissa, volte sempre pois terá bastante resenha deste estilo aqui

      Excluir
  7. Adorei a resenha! Vou procurar agora no Netflix!
    Bem, em relação ao elenco, a Octavia Spencer sempre está ótima, neh?
    Ainda mais com uma temática desta!
    Acho q vale as 2 horas de filme :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, infelizmente ainda não tem na netflix. Mas tem em sites online, não deixa de assistir é otimo!
      beijos

      Excluir
  8. Oi Analia!!
    Amei sua dica e também #soudessas que adora indicar bons filmes.
    Enfim, eu já peguei esse filme em várias partes no canal fechado, mas nuca consegui pegar do início. Ainda na tentativa de ver essa história que parece ser incrível!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Esse filme é muito lindo, uma história muito cativante e que passa uma mensagem pra lá de importante. Quem ainda não viu tem que ver!

    ResponderExcluir
  10. O filme assume o seu lado parcialmente romanceado logo de início. Uma breve pesquisa sobre as três mulheres que a obra destaca deixa bem claro o que se quis dizer com “baseado em eventos reais“, mas todas as mudanças e trocas de acontecimentos foram feitas a favor do enredo Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Adorei 7 Minutos Depois da Meia Noite, dos melhores filmes baseados em livros , porque tem toda a essência do livro mais sem dúvida teve uma grande equipe de produção. É muito inspiradora, realmente a recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emma, Obrigada pelo seu feed back. Com certeza vou dá uma olhada na sua indicação, adoro filmes com esta temática e ele parece ser genial.
      Beijos e volte sempre

      Excluir

Obrigada por comentar.
Responderei em breve, por isso ative as notificações.