Os benefícios da musica para o corpo e alma

by - 06 junho

Os benefícios da musica

Hey amores, tudo bem com vocês?!
Espero que sim, se não tiver... vai ficar. Sabe porquê? 

Porque hoje é dia de dá um basta na tristeza, desâmino, preguiça e toda energia negativa. Sabe aquele momento que você precisa de um empurrãozinho para que seu dia seja positivo? Estudos mostram o poder da musica em nossas vidas e isso não é novidade pra ninguém mesmo que não são todos os dias que acordamos bem dispostos. 

Ouvir música é uma excelente maneira de relaxar tanto o corpo como a mente, inclusive altera nosso humor. De acordo com um estudo publicado na revista científica "PLOS ONE", escutar uma canção alegre pode aumentar a criatividade, aumenta a autoestima e ajudar na solução de problemas.

Assim também, pesquisadores indicam que as músicas alegres podem aumentar a agilidade de pensamento, sendo que desta forma o individuo não teria o mesmo desempenho se tivesse realizado a atividade em silêncio. De acordo com os autores, a música promove o pensamento criativo de maneira eficiente em diversos entornos científicos, educativos e organizativos.

Os benefícios da musica


NO TRABALHO

Estudos científicos mostram que ouvir música durante o trabalho traz importantes benefícios para a saúde. Além de reduzir o nível de cortisol (o hormônio do stress), a música contribui com a liberação de dopamina – substância responsável pela sensação de bem-estar. Músicas animadas estimulam a criatividade, aponta pesquisa. Ritmos animados liberam dopamina no organismo que nos fazem ter ideias mais originais

APRECIE O SILÊNCIO 

Escutar músicas animadas é bom para realizar atividades que necessitam de criatividade. Contudo, caso a pessoa tenha que solucionar algum problema, o ideal é ter o ambiente silencioso.

DOSE DE DOPAMINA  

Ritter e Fergunson - pesquisadores científicos, também afirmaram que pode ser usada para estimular a criatividade em instituições educacionais e laboratórios pois eles acreditam que as canções alegres são instigantes.  Já Irma Järvelä, da Universidade de Helsinki, na Finlândia, a explicação está na dopamina — neutransmissor associado à satisfação e prazer, liberado ao ouvir música. "Dopamina também aumenta o pensamento criativo e a determinação no trabalho", disse

PARA O CORAÇÃO

A música realmente tem um poder de união. E, ao tomar um lugar tão importante em nossas relações, parece lógico que ela também mexa com nosso coração, nos ajudando a criar uma conexão emocionalCada cultura depois pode desenvolver esse instinto rudimentar à sua maneira, criando seu próprio léxico de acordes e melodias, relacionados a sentimentos específicos. Hoje não conseguimos imaginar a música sem que ela se relacione a alguns dos acontecimentos mais importantes de nossas vidas. Temos uma trilha sonora do momento mais feliz até o funeral, e as melodias cercam tudo entre uma coisa e outra.

A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia. Beethoven, Ludwig

Ouvir uma boa seleção de músicas pode fazer toda a diferença. Tudo que precisamos mesmo em dias muito ruins é uma boa e velha dose de musica em nossos ouvidos. 



Gostou? Não saia sem antes deixar sua opinião
Beijos e até a próxima 

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM

2 comentários

  1. É verdade, o poderda música é inquestionável, consegue mudar o ânimo e levantar o astral. Eu não consigo viver sem música, sempre estou escutando alguma canção por aí. Amo música!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar.
Responderei em breve, por isso ative as notificações.