Em busca do auto-conhecimento e aceitação em 'Felicidade por um fio'

by - 09 janeiro


Filme "Felicidade por um fio"

Olá amores, tudo bem?
Quem nunca sofreu com transição capilar não sabe o que é viver na angustia.

Nós mulheres, sofremos TODOS OS DIAS os padrões impostos pela sociedade no qual a beleza é o carro chefe. Os cabelos então nem se fala. Porém as mulheres estão criando forças para abdicar de alisamentos constantes e aceitar sua própria natureza capilar.

Eu mesma já sofri preconceitos por conta dos meus lindos fios ondulados. Até escrevi um texto falando sobre esse lamentável episódio. No entanto, assumi de vez minhas madeixas depois de inúmeras químicas e hoje, sou mais feliz. Às vezes, uso chapinha sim, mas a liberdade de ser quem eu quiser é bem simples. Eu posso!


Hoje vamos falar de “felicidade por um fio”. Um filme que retrata muito bem essa realidade.

Sinopse: Violet Jones (Sanaa Lathan) é uma publicitária bem-sucedida que considera sua vida perfeita, tendo um ótimo namorado e uma rotina organizada meticulosamente para conseguir estar sempre impecável. Após uma enorme desilusão, ela resolve repaginar o visual e o caminho de aceitação de seu cabelo está intrinsecamente ligado à sua reformulação como mulher, superando traumas que vêm desde a infância e pela primeira vez se colocando acima da opinião alheia.

Filme "Felicidade por um fio"

Felicidade por um fio reconhece os costumes que as mulheres têm e principalmente, as negras. Desde pequena, a mudanças visuais de Violet é definida pela vaidade da mãe, que não aceita suas condições fisiológicas em relação ao cabelo. Violet cresceu com a imagem de mulher perfeita e tornou-se bem sucedida financeiramente e ainda, estava prestes a casar com um médico (pelo menos era o que pensava) bonitão. Ela fazia de tudo para ser a “barbie” do seu futuro marido. 

A cena mais hilária e, por incrível que pareça, é de fato existente na vida real. É quando Violet ao despertar mais cedo que seu namorado vai ao banheiro se embelezar, chama a mãe para passar chapinha no cabelo. Tudo isso para que seu crush possa vê-la linda ao acordar. 

Em um jantar no qual pensara que seria seu noivado, ela recebe um cachorrinho em vez de um pedido de casamento do namorado e acaba entristecendo. Seu namorado a crítica dizendo que ela nunca relaxa e não deixa ele tocar em seus cabelos por causa dessa obsessão. Quando o relacionamento acaba, Violet se vê sem chão e começa a se recompor. Depois de uma bebedeira, ela raspa seu cabelo e uma nova mulher nasce.

Filme "Felicidade por um fio"

Literalmente do zero! Após passar a bebedeira, vem o desespero por ter cortado os cabelos. Mas com o apoio do pai, ela encontra motivação para se restabelecer após esta embriagada decisão. Violet retoma sua vida com visual super renovado.

Violet no final da trama representa todas as mulheres que precisam buscar o emponderamento dentro de si. Nem todas as pessoas conseguem se aceitar de fato, seja ela baixa, gorda, feia, magra, negra, branca, amarela e etc, É o retrato de que existe sim uma parcela da sociedade que ainda exige que a mulher seja conforme os padrões impostos. E mostra que esta pressão existe dentro de diversos ambientes: familiar, amigos, trabalho e relacionamentos amorosos e que se libertar disso não é uma jornada fácil.




'Felicidade por um Fio' é muito mais do que um longa clichê. É profundo e realista. Original da Netflix que vem para entrar em uma ampla lista de filmes bacanérrimos do momento. Assista e se permita mudar!

E ai, já assistiu? Deixe abaixo sua opinião
beijos e até a próxima.

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM

2 comentários

  1. Eu adorei esse filme, a forma como ela mostra o quanto perdemos nosso tempo para tentar agradar os outros e esquecemos de nos divertir. Foi um filme para todas as mulheres, lisas e cacheadas.

    Querendo fica RUIVA e não sabe qual tinta usar? Indiquei várias tintas de farmácia para você alcançar o #Ruivo dos sonhos.

    http://www.nerdevaidosa.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar.
Responderei em breve, por isso ative as notificações.