Nossa, seu cabelo é ruim!

by - 04 julho

seu cabelo é ruim!

Hoje, mais uma vez eu ouvi a lamentável frase: “Nossa, seu cabelo é ruim”. Desde criança sofri com o tal “bulling”. Cresci cheia de paranoias. Acreditei que meu cabelo era ruim e que eu não era inteligente... por ter nascido loira. Piadas do tipo: “loira burra” — “tinha que ser loira” ... entre outras — era o que eu mais ouvia.

Triste realidade com a qual a gente tenta se acostumar para não se magoar — ainda mais! Mas, não para por ai. O lado ruim é que esse tipo de crítica vem de pessoas próximas: amigos de escola, parentes... e “profissionais” de salões de beleza.

Nunca me esqueci de uma cabeleireira a quem questionei sobre fazer luzes em meu cabelo. Ela olhou para o meu cabelo e disse sem titubear: “Para fazer luzes nesse cabelo terá que alisar. O teu cabelo, minha filha é ruim e não ficará bonito”. Mas, eu já tinha recorrido a esse procedimento antes e sem fazer uso do tal alisamento.
Só a ignorância aceita e a indiferença tolera o reinado da mediocridade.
(José de Alencar)
Pensa que ela se deu por vencida? Não! Ao finalizar um procedimento corriqueiro, voltou a insistir: “teu cabelo é muito melhor liso, por que não alisa?”. Acho que não respondi apenas por se tratar de uma Senhora. Como tenho temperamento forte, certamente eu a ofenderia. E, certamente me sentiria mal com isso depois.

Recentemente... eu ouvi: “você é muito bonita. Tem um corpo bonito, pernas bonitas também. Mas, esse seu cabelo é ruim”.

Pergunto: o que ganha uma pessoa denegrindo a outra? Será que melhora a autoestima dela, de alguma forma? Acrescenta felicidade-riqueza? Creio que não.

Eu gosto de meu cabelo, que precisa como todo e qualquer tipo de cabelo, de cuidados: produtos de qualidade, hidratação, filtro solar e uma massagem capilar muito bem feita. Tem dias que ele está lindo-maravilhoso... cheio de brilho. Mas, tem dias de rebeldia, assim como eu e nada do que eu faça resolva.

Mas, não é assim com todo mundo?
...


E você já sofreu rejeição? Conte pra mim aqui nos comentários
Beijos e até a próxima

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM

4 comentários

  1. Quem nunca sofreu uma rejeição? Quando eu era mais nova, sofria muito na escola porque era gordinha. Aí era a gordinha, a fortinha, e por aí vai, mas nunca era a Hanna. Quando cresci, perdi peso... agora ouço, nossa, você precisa comer mais um pouco, tá muito magra, deve aguentar nada... :/ com cabelo era a mesma coisa... acabei alisando de tanto me encherem de promessas que uma progressiva faria no meu cabelo. Depois de anos, decidi que ia voltar ao meu natural... ninguém acreditou... mas quando eu voltei oficialmente aos meus cachos, me senti bem melhor... era eu. E não importa se você é magra, gorda, alta, baixa, de cabelo liso, loiro... sempre vai "faltar alguma coisa que te faça ser aceito e igual a todo mundo"... quando a graça está na diferença! Cansei se tentar me adaptar ao mundo... o mundo que se adapte a mim... :)
    Bjks!
    http://mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Hanna pela sua aceitação pessoal. O mundo tem que se adaptar a nós, SIM. Adoreeei
      beijos

      Excluir
  2. Ou é cabelo, ou é corpo, ou é a maneira de se vestir. O fato é que nunca vamos ser "boas o bastante" pra maioria das pessoas, então o que nos resta é mudar o que é possível (veja bem: P-O-S-S-I-V-E-L) se for algo que realmente nos incomode (porque mudar pra agradar os outros nunca deu certo pra mim pelo menos) ou, então, simplesmente nos aceitarmos como somos. Como fazer isso? Infelizmente, não é simples, não tem receita e vai doer um pouco no começo. Mas é libertador. Adorei a frase da colega de cima: "cansei de me adaptar ao mundo, o mundo que se adapte a mim" hahahaha
    A minha vida inteira tive complexo por me dizerem que eu tinha pernas grossas, que a minha perna acumulava gordura, que a minha bunda era muito grande (me chamavam de abobora na escola) pra ouvir essa semana na academia que eu tenho "pernas fortes", veja bem, dita como elogio pela primeira vez na minha vida. No fim a realidade varia de pessoa pra pessoa, por isso nunca vamos agradar todo mundo. Sobre seu cabelo: ele não é ruim, ele é SEU e você tem que mantê-lo da forma como você se sentir mais feliz justamente por esse motivo: é seu, você faz o que quiser e ninguém tem nada a ver com isso!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HOJE aceito meu jeito de ser. Mesmo que não agrade todo mundo apenas ignoro, porém as pessoas não cansam de falar e geralmente vem de mulheeeres o q me deixa irritada (não devemos nos unir?) enfim. Obrigada pelo desabafo e elogio Jessica... Precisa vim mais vezes ❤

      Excluir

Obrigada por comentar.
Responderei em breve, por isso ative as notificações.