ANOS 90: A História da TV CRUJ

by - 26 julho

A História da TV CRUJ

Oi bacanérrrimos, tudo bem?
Aaaah a TV CRUJ!! Aquele programa maravilhoso que passava no SBT de segunda a sexta, apresentando os melhores desenhos dos ano 90. Quem é da minha época sabe o quão era "famosinha" e viciante, é muita saudade para pouco post. Mas pra quem não sabe ou nunca ouviu falar (eu acho isso um absurdo, pois a Tv Cruj é uma lenda) vim contar um pouco da história pra você entender o que era PROGRAMAÇÃO INFANTIL DE VERDADE. 

O começo de tudo.

A TV CRUJ foi um programa de televisão infanto-juvenil produzido pela Disney em parceria com o SBT. Foi a continuação do Disney Club que estreou em 1997 e continuou até mudar seu formato e nome para Disney Cruj em 2001 com versões em vários países, inclusive no Brasil. A versão brasileira era transmitida pelo SBT e pelo Disney Channel. Foi um dos principais programas infantis no final década de 90. Era exibido das 18h às 19h. Assim que estreou, a Tv Cruj enfrentou uma enorme concorrência da então emissora (outra lenda dos anos 90) a Rede Manchete, atualmente conhecida como Rede Tv! que exibia os desenhos japoneses como os cavaleiros do zodiaco na mesma hora. Mas a Rede Manchete já estava em crise naquela época, até que retirou todos os animes do ar, tornando a Tv cruj como o único programa infantil-juvenil naquele horário.

Os Apresentadores
AtorPersonagemApresentador
Diego RamiroJucaCaju
Leonardo MonteiroGueléChiclé
Caíque BenignoMaca ou MacarrãoMacaco
Jussara MarquesMaluMaluca
Danielle LimaAna PaulaPipoca
Murilo TroccoliFrederico ou FredRico
Sobre o programa

Cansados de chegar da escola e ter de acompanhar uma programação chata que só exibia conteúdos para adultos na tv, os irmãos Juca e Guelé bolaram uma idéia incrivel e criaram a TV CRUJ, uma tv pirata cuja sigla significava Comitê Revolucionário Ultrajovem. Assim, eles poderiam fazer com que os seus desenhos favoritos fossem exibidos e também, muitas crianças seriam beneficiadas. Mas, eles tinham que manter em segredo. Por isso, a sede da tv ficava bem escondida e ao entrarem no ar, eles colocavam disfarces e utilizavam codinomes: em frente às câmeras, Juca virava Caju e Guelé virava Chiclé. Depois disso, vieram os amigos Macarrão (mais conhecido como Macaco, por conta da máscara que usava para se disfarçar) e a Malu, uma grande fã da atração que acabou descobrindo onde a sede da TV CRUJ se encontrava. A partir daí ela virou a Maluca, que também passou a ser uma das apresentadoras. Outros personagens que apareceram por lá foram a Ana Paula (Pipoca), que usava um nariz de palhaço, e Frederico (Rico), cujo disfarce era uma máscara de buldogue. 

Os Desenhos

A programação era inteiramente voltada para os desenhos animados, e alguns desses desenhos foram: Doug - 101 Dálmatas - Timão e Pumba - A Turma do Pateta - Buzz Lightyear do Comando Estelar - Aladdin - Hércules - Os Super Patos - Hora do Recreio - Ana Pimentinha

 A História da TV CRUJ

O fim do programa

Tudo começou em 1999 quando houve mudanças drásticas na emissora prejudicando em sua grade de horários, depois disso, virou bagunça e acabou afetando o publico-alvo do programa, mudaram de nome, de horário e até reprisando alguns episódios, mas nada deu certo. No entanto, exatamente no dia 12 de outubro de 2003, o programa saiu do ar, dando jus definitivamente seu bordão para a tristeza de muitos assim como eu.

O primeiro episódio na tv

Pensei em colocar somente a abertura do programa mas achei na internet o primeiro episodio bem resumido. Vale a pena assistir para relembrar ou pra você, meu jovem dos anos 2000 conhecer o que era programação de verdade, assista: 


Quando pensei em trazer esse conteúdo pro blog, imaginei como seria difícil e ao mesmo tempo legal falar sobre eles. Confesso que, naquela época eu era feliz e nem imaginava pois eramos cercados de programações divertidas em quase todos os canais e praticamente 24 horas por dia, era muito entretenimento para uma criança só minha gente.
Ai ai bons e velhos tempos que não voltam.

Se você gostou dessa nostalgia e quer ver outras por aqui, comente abaixo ou me conte, qual era seu desenho favorito da sua infância? Espero que tenham gostado do post e para finalizar só me resta dizer:

CRUJ CRUJ CRUJ TCHAAAAU! 

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM

9 comentários

  1. Parece o Zapping Zone (que também era da Disney) versão anos 90! haha
    Isso aí não é da minha época, então não conhecia mesmo.

    http://www.sextadimensao.com/

    ResponderExcluir
  2. Geeente como eu amava a TV Cruj! Que nostalgia seu post trouxe, não sei lidar com isso, rs. O que dizer sobre o primeiro crush da minha vida, que foi o Caju? KKKKK Eu tinha uns 7, 8 anos (sou precoce kkk) mas ainda lembro disso. Adorava os desenhos e assisti até o fim. Amei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio Amanda???? hahahaha Fico feliz que gostou do post ♥

      Excluir
  3. Oie

    Eu não sou da época da Tv Cruj kkkk.Sou mais da turma da TV Globinho.
    Mas só de ter Doug , ja curti

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  4. Caramba, fiquei surpresa por nunca ter ouvido falar! Não é bem da minha época, mas em 2001 já assistia muitos desenhos e programas infantis na nick e no cartoon. Que saudade da infância!

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
  5. Que saudades obrigado pelo post! Eu me sinto privilegiado por ter vivido esta época, que nostalgia! Eu assistia a programação da TV Cultura como: Castelo Rá-TIM-Bum, Doug, Tintim em 1994, em 1996 assisti muitos desenhos da Disney na Globo mas foi muito mais legal assistir neste programa icônico e esplêndido em 97/98. Meus desenhos favoritos eram: Os Super Patos, Timão e Pumba e 101 Dálmatas. Bons tempos! e a idade vai pesando rsrsrs mas com boas lembranças é claro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico extremamente feliz por ter gostado desse post! Obrigada!

      Excluir

Obrigada por comentar.
Responderei em breve, por isso ative as notificações.