Como tratar a Dermatite Seborreica?

by - 11 abril

Elimine a dermatite seborreica

Oie amores, tudo bem com vocês?? Graças a Deus que sim. 
Até porque se for parar pra pensar temos mais que a agradecer do que reclamar.

O ano está passando rápido né? Estamos quase na metade de Abril e ainda não conquistei o mundo, mal consigo aproveitar o dia pois quando me dou conta já é meia noite. Até pra cuidar de mim mesmo não resta tempo suficiente. Calma aê mundão, pra quê tanta pressa? Tanto que há alguns meses percebi uma certa coceirinha na cabeça que estava incomodando e a primeira coisa que eu pensei foi: NÃO ACREDITO QUE PEGUEI PIOLHO DEPOIS DE VELHA depois vi que meus ombros estavam esbranquiçados, AAH, É CASPA – falei. Logo notei que essas caspas não eram normais e foi diante do espelho ao notar meu couro cabelo repleto de cascões estranhos. Fiquei preocupada é claro, depois de muitas pesquisas na internet e consultas dermatológicas descobri que estava com DERMATITE SEBORREICA mas tudo acabou bem e hoje estou livre deste mal.

Muita gente já passou ou passa por esse tipo de situação constrangedora e acredite ou não, a seborreia não significa dizer que seu cabelo está sujo. Existem diversos fatores que podem ocasionar TANTO NOS HOMENS QUANTO NAS MULHERES. Neste modo, nada mais justo do que esclarecer algumas dúvidas pra vocês aqui no blog. Se sofre com este problema ou conhece alguém que tenha, te convido a ler este post.

 DERMATITE SEBORREICA
"Antes de mais nada amores, quero informá-los que este post foi baseado em pesquisas minuciosas retiradas através de blogs e sites da internet, se algum profissional responsável não concordar com as informações citadas abaixo, favor me informar o mais breve possível sobre o erro."

O QUE É DERMATITE SEBORREICA?

DERMATITE SEBORREICA

Também conhecida como seborreia e caspa, é uma inflamação cutânea caracterizada pela presença de escamas brancas e amareladas com aspecto oleoso. É mais comum no couro cabeludo, mas pode aparecer no rosto, tronco, sobrancelha, cantos do nariz, entre outros. É mais comum em homens do que em mulheres e seu aparecimento parece estar relacionado à problemas como estresse e problemas hormonais. Pode-se dizer que é uma doença crônica, com períodos de melhora e piora dos sintomas. Manifesta-se também em bebes recém-nascidos conhecida como crosta-láctea porém é uma condição inofensiva e temporária.

SINTOMAS

Todo mundo já conhece a caspa, um sintoma que prolifera no couro cabeludo. Entretanto, existem outros sinais que podem aparecer dependendo da gravidade do caso. São eles:

Vermelhidão;
Queda de cabelo.
Coceira e ardência;
Liberação de escamas brancas;
Oleosidade no couro cabeludo;
Liberação de escamas amareladas oleosas;


CAUSAS

Como citei acima não é causada por uma alergia ou falta de higiene. As causas exatas da dermatite seborreia ainda não são conhecidas. Parece ser uma combinação de vários fatores, tais como:
Estresse
Tempo frio e seco.
Tendência individual (tipo de pele)
Um fungo (Pityrosporum ovale) que vive normalmente na pele
Certas condições médicas e medicamentos
Consumo de bebidas alcoólicas.
Problemas hormonais;

QUAL A DIFERENÇA ENTRE SEBORREIA E CASPA?

A caspa se caracteriza pela descamação do couro cabeludo que pode ou não ser acompanhada de coceira. No entanto, não há uma verdadeira inflamação da pele, nem mesmo ocorrem as erupções e placas características da dermatite seborreica.

Vale lembrar que o mecanismo de formação da caspa é o mesmo da seborreia. No entanto, a caspa tende a ser mais branda e pode ser classificada como um sintoma inicial da dermatite seborreica no couro cabeludo. Não tem cura, mas sim controle, e vale lembrar que a Seborreia não é transmissível.

SEBORREIA EM CÃES 

DERMATITE SEBORREICA em animais

Sabia que os cãezinhos também sofrem? Na maioria das vezes, o problema é resultado de alguma outra doença. Alergias, fungos, parasitas, transtornos metabólicos e endócrinos, câncer de pele e doenças autoimunes são apenas algumas das condições que podem ter como sintoma a seborreia nos cães. Mas nem sempre a seborreia vem acompanhado por algum tipo de doença, geralmente é mais comum que apareça em algumas raças como por exemplo: Basset Hound, Cocker Spaniel, Golden Retriever, Labrador Retriever, Shar Pei, Pastor Alemão, West Highland White Terrier, entre outras. Existem sabonetes anti-seborreicos em vários pet shops. Entretanto como diz aquele velho ditado: “Melhor prevenir do que remediar” se notar algo parecido no seu pet vá para o veterinário de sua confiança.

TRATAMENTOS

DERMATITE SEBORREICA

Não existe nenhum tipo de teste específico para o diagnóstico da dermatite seborreica. De fato, o dermatologista irá identificar o problema apenas com uma avaliação visual e o histórico do paciente e poderá necessitar de alguns exames clínicos, como: Exame micológico, Biópsia, Teste de contato. Às vezes, a dermatite seborreica vai desaparecer por si só, pode ser um problema que vai e volta e dura por anos. Em todos os casos, é possível amenizar os sintomas. Os melhores resultados vêm através de tratamentos. Se a dermatite seborreica não melhorar, ou se a área se tornar dolorosa, com vermelhidão, inchaço e pus, vá ao dermatologista.

NO COURO CABELUDO:

Óleos de coco ou amêndoas
Aplique o óleo morno no couro cabeludo, massageando, e deixe no cabelo durante a noite. No dia seguinte, lave com um shampoo indicado para a remoção de oleosidade.

Mel
Misture duas colheres (sopa) de mel em um copo com água morna e aplique no couro cabeludo. Após 30 minutos, enxágue com água em abundância.

Vinagre de maçã
Aplique nas áreas afetadas e espere um pouco para que faça efeito. Caso sinta ardência ou queimação, lave a área imediatamente. Se preferir, tente novamente mais tarde com três partes de água para cada parte de vinagre de maçã.

Alho com óleo de coco
Basta esmagar um dente de alho e misturá-lo com uma colher de sopa de óleo de coco, aplicando na área afetada. Casa haja ardor ou queimação, lave o local com água corrente o mais rápido possível.

Suco de alho
Extraia o suco de um alho inteiro e misture com água. Em seguida, aplique nas áreas afetadas e deixe agir por 20 minutos. Passado esse tempo, lave com água corrente em abundância e seque bem.

Óleo de hortelã
Pingue duas gotas de óleo em um copo d’água e aplique a mistura no couro cabeludo. Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, enxágue com bastante água.

Também podem usar um xampu anti-caspa que contenha algum desses ingredientes: Alcatrão de hulha, Cetoconazol, Ácido salicílico, sulfeto de selênio e Piritionato de zinco.

NO CORPO

Já para a dermatite seborreica no rosto e no corpo, podem ser utilizados cremes e pomadas antifúngicas. Além disso, outros tratamentos podem ser usados, como: Loções de corticosteroides e produtos de enxofre.

 
Se tiver algum duvida ou sugestão deixe aqui nos comentários abaixo. 
Espero ter ajudado. Beijos e até a próxima! ♡

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM

3 comentários

  1. não sabia dessas dicas caseiras, a maioria dos itens a gente tem em casa e nem faz ideia do bem que ele pode fazer.

    ótimas dicas

    beijos
    maisumbeijo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Bruna,É exatamente isso, temos todas as receitas em casa e por falta de informação não usamos.
      beijos, obrigada pela visita!

      Excluir
  2. anei as sugestoes.conheço pessoas com esse problema.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar.
Responderei em breve, por isso ative as notificações.