Segredos básicos para ser feliz

by - 04 abril


seredos para ser feliz

Hello Pessoal, se não tem açúcar come sal!! (Nossa, isso foi péssimo) 

E ai amores, tudo bem?! 

Como fomos de feriado, comeram bastante chocolate? Sinto uma pontinha de inveja branca pois não ganhei nada. Mas tudo bem, o importante é viver o real sentido da pascoa não é mesmo? Onde Jesus morreu e ressuscitou para nos salvar. ALEGRAI-VOS!!! Falando em alegria, o papo de hoje é interessantíssimo. Vamos conversar?

Primeiramente, me responda: Para você, o que é felicidade? Já analisou se é realmente aquele carro, aquela viagem, o armário cheio de roupa da moda, o namorado/a perfeito/a, a gravidez tão esperada, aquela festa de casamento dos sonhos? Nascemos e crescemos com a ideia de que para ser feliz é preciso TER.

E, como uma forma de auto sabotagem invisível, ficamos “chipados” com a ideia de que a felicidade só chegará quando a conquistarmos por meio de vitórias materiais. E aí a gente dorme 1.000 noites com uma tristeza no coração, pensando que assim que aquele sonho se realizar, seremos felizes. Acontece que, quando o sonho se realiza, a noite feliz não dura tanto quanto as noites tristes.

Primeiro, é euforia. Depois, cai na rotina. E num piscar de olhos, aquilo já não é mais suficiente. Então tentamos ir em busca de outras conquistas. Para combater o tédio ou para justificar que se é infeliz hoje, mas pelo menos está correndo atrás da felicidade.

Até que tudo perde o sentido. E você já nem quer mais tentar… O exemplo clássico acontece nos primeiros anos da infância, quando ficamos ansiosas para ganhar aquele presente de natal tão caro que custou quase o salário todo dos nossos pais. E, depois de 3 dias brincando, já não vemos mais graça nele e começamos a pensar no presente do próximo ano.

Está vendo como não faz sentido? Parece um discurso muito sentimental, mas é matemática pura: 362 dias insatisfeitos esperando por um brinquedo e só 3 dias de contentamento. E se invertêssemos isso? E se acabássemos com este ciclo vicioso? Qual é o segredo para ser feliz com aquilo que se tem? Como aquelas pessoas que a nosso ver não têm nada conseguem sorrir tanto com tão pouco?

O primeiro segredo está em SER mais do que ter.

É viver no presente. É conseguir ser feliz durante a caminhada pelos nossos sonhos, fazendo com que o processo seja prazeroso. Se eu quero passar no vestibular, posso sofrer até conseguir, ou encontrar uma forma mais divertida de me preparar para ele. Se eu quero comprar um carro, posso me engajar com formas eficazes de juntar o dinheiro e curtir o tempo que passo hoje no transporte público enquanto não preciso prestar atenção no trânsito.

O segundo segredo da felicidade é investir no autoconhecimento.

O que realmente te dá prazer? E o que é mais imposto por terceiros que não fará falta se você abrir mão? No meu caso, eu descobri que não ligo tanto para as roupas da última moda, mas faço questão de me vestir de acordo com as minhas crenças, vestuário básico, de qualidade, com uma pontada de criatividade. Outra coisa que o autoconhecimento me proporcionou foi a liberdade de ter o cabelo que eu quiser: quem disse que mulher bonita é mulher de cabelo comprido? Desde então já passei por loira, morena, meio ruiva, franjinha, curtíssimo, médio e agora caminhando para o longo novamente.

Segredos  para ser feliz

LEIA TAMBÉM: Positividade e Autoestima

O terceiro segredo da felicidade é compartilhar.

Ao mesmo tempo em que o nosso egoísmo precisa ser trabalhado em forma de autoconhecimento, por outro lado, de nada adianta ser uma pessoa melhor nem conquistar o que desejamos se não houver com quem compartilhar. Diversos estudos que analisam a cultura mundial, mostram que a vida em comunidade, por mais difícil que seja, é responsável por elevar o índice de felicidade na vida das pessoas. Quanto a isso, o mundo tem caminhado para a interdependência onde cada indivíduo não precisa depender um do outro, mas pode viver melhor sua vida e realizar suas tarefas de forma colaborativa. Bom exemplo são as novas formas de econômica compartilhada que têm surgido: AirBNB, Uber Pool, Lavanderias Coletivas, Moradias compartilhadas e espaços abertos que acolham as pessoas no meio das grandes cidades. Não precisa ir muito longe, basta pensar em alguns sonhos que temos – quantos dele deixariam de ter sentido se não houvesse com quem compartilhar?

Por fim, mas não menos importante, está a importância da gratidão como modo de adquirir mais felicidade.

De que adianta conquistar o mundo se nada nunca nos será suficiente e tudo virará fonte de reclamação pelo que poderia ser diferente? A lei da vida nos mostra na prática que algumas coisas na vida são incontroláveis e que perfeição não existe. Portanto, uma atitude positiva em relação à vida é fundamental para garantir a felicidade, de modo que toda conquista nos trará mais felicidade com uma pitada de gratidão. E quando as coisas não estiverem tão boas assim, este mesmo ingrediente fará com que se torne menos amargo passar por estas fases.

Eu desejo que você dê um passo para trás, faça um balanço de sua vida, tente encaixar o SER, o AUTOCONHECIMENTO, o COMPARTILHAMENTO e a GRATIDÃO em seus dias, incorporando-os em tudo que fizer em busca desta tal de felicidade!

*Fonte: Documentário Happy (disponível na Netflix)
Retirado do Site: Superela


Beijos e até a próxima pessoal 

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM

16 comentários

  1. Olá
    Eu tenho o hábito de todo dia encontrar ao menos uma coisa para agradecer. Pode ser o abraço vindo do nada do meu filho, um bombom gostoso, um pássaro no meu quintal... O que importa é que aprendi que temos muitas razões para ser feliz. Claro que a tristeza existe, mas não podemos deixar ela dominar a nossa vida.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tornar a felicidade ou um pouco dela um habito ajuda e muito na qualidade de vida e agradecer pelas pequenas coisa já é uma grande começo.
      Beijos

      Excluir
  2. Vamos por parte, ganhei chocolate, mas pouco comi. Ainda tem vários aqui, aceitas? rs
    Segundo... o que é felicidade? Um estado de espírito? Não sei ao certo. Tenho muitas teorias furadas, mas devo ser a única pessoa do planeta que não se preocupa com isso. Eu sou triste, às vezes. Monótona. Quieta. Agitada. Apaixonada. Tudo depende do momento e da xícara ao lado do computador (que agora está vazia). Também depende da temperatura. Fico infeliz com dias muito quentes. E gosto imenso quando anoitece mais cedo. Dias mais curtos e noites mais longas. Gosto de fechar os olhos e imaginar mundos, personagens, histórias. Escrever um livro.
    Enfim, acho que essa coisa de felicidade é uma idéia pronta que me aborrece. Quero não. Fico com meus momentos regidos por Kairos. rs

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chocolates? Quero, pode mandar tudo hehe! Tenha certeza não vives neste mundo sozinha. Buscar a felicidade é algo complicado as vezes, nem todos os dias somos ou queremos ser felizes rs' mas sempre buscar algo que te faça bem nem que seja uma coisa minuscula como a Lary comentou acima - buscar o agradecimento pelas pequenas coisas, isso já é um ato de felicidade.
      Beijos querida!

      Excluir
  3. Gostei do post, pois na verdade para ser feliz, ou momentos felizes não é necessário é muito basta ter um mínimo possível.E com o seu post foi uma ajuda e tanto...
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelo seu feed back.
      Volte sempre por aqui ��

      Excluir
  4. Olá! =) tudo bom?

    Adorei esse texto. Eu acredito que a felicidade existe quando estamos de bem com quem somos. Aceitar quem você é, entender suas limitações, também é um passo para ser feliz. E estoubtreinando reclamar menos é agradecer mais. Sou uma pessoa bem estressada, detalhista, perfeccionista de uma maneira exagerada e que me frustra, então tento trabalhar isso todo os dias.

    - Bjux,
    Diego || Blog Vida & Letras ♥
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa amei muito o seu posto, pois ele me fez parar pra pensar se eu estou vivendo todos os meus dias felizes.

    ResponderExcluir
  6. Excelente post! Acredito que a gratidão e o autoconhecimento é mesmo fundamental para que tenhamos uma vida mais feliz. Precisamos entender que a felicidade não é ter, é ser, e assim seremos mais felizes e gratos. Adorei o post

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Que post mais inspirador e importante. Muitas pessoas acreditam que ser feliz é algo difícil ou que precisa de muito esforço. Porém pequenas mudanças no dia a dia fazem toda diferença. Ter gratidão pelas pequenas coisas que acontecem, pelas pessoas que conhecemos, pelo amor que recebemos, nos traz alento ao coração. Texto incrível. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Agradeço pelo seu comentário Corujunha. E ser feliz é basicamente isso, não precisa de muito basta valorizar o que você tem hoje!

      Excluir
  8. Adorei o post muito bom
    Conheci seu blog agora ja estou dando uma voltinha por ele adorei e ja te sigo

    Visita e siga meu blogue por favor
    https://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/04/15-melhores-legendas-para-instagram.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço imensamente por sua visita aqui.
      Volte sempre que puder
      beijos

      Excluir

Obrigada por comentar.
Responderei em breve, por isso ative as notificações.