RESENHA | Carol de Patricia Highsmith

by - 27 junho


livro Carol - Patricia Highsmith

Eu costumo dizer que sou uma pessoa de re-leituras... porque alguns livros chegam-ficam em meu olhar e se esparramam por meu sentir-existir. De tempos em tempos acabo por revisitá-los, movida que sou por um impulso de emoções que se agigantam em minha anatomia. 

O livro Carol — escrito por Patricia Highsmith nos anos sessenta — faz parte de minhas re-leituras... desde que o descobri na prateleira da biblioteca da universidade, no final do século passado... Ah, como eu adoro dizer-escrever isso. 

Eu tinha pouco mais de dezessete anos, estava na faculdade e a história narrada em suas páginas ainda era uma novidade para mim — que vivia o descortinar das inocências e estava a aprender mundos-universos-pessoas. 

Me lembro que me inquietei assim que travei contato com a figura loira que surgiu imensa em seu casaco escuro, a comprar bonecas para a filha em uma dessas lojas de departamento... que traçava falsos planos de carreiras para seus funcionários. 

Era apenas o começo da trama... e eu já estava a pulsar realidades tão minhas, como se a história me mandasse vasculhar memórias... e eu me deixasse levar para dentro. Sempre tive o hábito de observar pessoas em seus instantes de vida — guardando gestos inteiros, movimentos menores, aprendendo vivências, traços — tragando-as como se fossem cigarro entre os dedos, levado à boca em meio a uma espécie de pausa obrigatória... 


Convertida em personagem... fui a jovem atendente, boquiaberta com a figura reta de gestos moderados, voz baixa e uma elegância natural. Mas, no momento seguinte, me vi em Carol... a olhar para trás, embasbacada com o que se desenhava em sua realidade: 'nunca mais travarei contato com essa mocinha encolhida-tímida-insegura que parece uma manequim de vitrine, vestido para ser observado-admirado.' 

A trama parte deste precioso mote-momento — que a maioria de nós já vivenciou de diferentes maneiras — em que alguém nos salta aos olhos... ocupa cada um de nossos sentidos por um mísero segundo e, pronto: é necessário desvendar todos os mistérios que pousam na superfície da amalgama, enquanto a figura permanece emoldurada em nossos olhos embriagados — perto-e-longe tem uma mesma medida. Traçamos o que sabemos e o que não sabemos. Imaginamos muito-tudo... a partir do nada que temos-somos. 

E isso é tudo. O que poderia ser para sempre, se transforma em nunca mais — se esvai... Eis a premissa que Highsmith usou em sua trama: argumento sincero-forte-maldito-poderoso que nos deixa à deriva... a pensar que um estranho-estranha poderia ser tudo, mas que é apenas nada. 

Na trama de Carol, no entanto, a autora brinca com outras possibilidades e, como aranha, urde uma teia da qual nem Carol, nem tampouco Therese podem escapar. E de repente estão as duas... a bordo de uma mesma história-carro a fugir da vida-realidade-fadiga... como se inserissem uma espécie de pausa nos dramas reais para respirar e, em busca de ar, pegam a estrada. 

E vamos nós com elas... apreciando desenhos de novos lugares-pessoas-cenários — coisas frágeis que podem facilmente ser deixadas para trás-esquecidas como se nem tivessem acontecido. Mas há também o contrário... os sentidos se alimentam de pequenos gestos, se acostumam com pequenas euforias e tudo passa a ter novos significados. 

É preciso se lembrar de que quando se faz a mala e sai para uma viagem, só sabemos quem somos no dia da partida. E é justamente a pessoa nova que se apresenta ao final de cada página e nos conquista enquanto a leitura avança. 

Sabemos as peças-personagens, mas elas vão se desfazendo a cada novo ponto no mapa e precisamos repensar o que são essas duas lindas mulheres. 

A história foi escrita num tempo em que a homossexualidade — feminina e masculina — era um grande dilema. Nos Estados Unidos da América era tratada como crime-doença e as pessoas encaminhadas para tratamento com profissionais, que se consideravam aptos para agir na remoção de tal transtorno. As pessoas em geral viam como frivolidade... e consideravam resultado da pouca idade... uma transgressão que, no caso de mulheres, o casamento corrigiria. 

É nesse mundo — não muito distante — que se desenha a realidade dessas duas mulheres que se apaixonam e vivem a incerteza de um futuro juntas. Eu já li várias vezes essa história e sei que ainda lerei muitas outras.



VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM

6 comentários

  1. Com suas resenhas, Lunna, você nos abre o apetite para devorar certos livros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz que tenha gostado da resenha da Lunna, volte sempre e/ou veja as outras publicações dela aqui mesmo no blog.
      beijos

      Excluir
  2. Que legal! Eu já tinha visto algo sobre esse livro, mas nunca parei para ver do que se tratava! Muito legal a temática e a forma abordada e pelo que você disse a leitura parece ser realmente muito interessante! Vou colocar na minha lista, é sempre bom ter livros assim na nossa estante, não é?


    https://deitadaemnuvens.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Carine, é muito boa a temática desta leitura você vai amar com certeza!
      beijos e obrigada por seguir o blog

      Excluir
  3. Só uma correçãozinha: o livro é da década de 50. De resto, bela resenha. ;)

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar.
Responderei em breve, por isso ative as notificações.