Pratique o Desapego: A sutil arte de ter menos e viver mais

by - 22 setembro

 minimalismo

Olá, amores ! Tudo bem com vocês? 
Espero que sim! Vamos bater um papo bem interessante hoje? Preparei nossa conversa com muito carinho, então, fique aqui comigo até o final !? Rsrs! 

Vamos lá ? 

Vim recontar esse artigo para que você tire todas as suas dúvidas e pré-conceitos sobre o minimalismo de uma vez por todas. Hoje em dia ouve-se falar muito neste termo, né? Inúmeras pessoas e marcas conceituadíssimas se dizem minimalista. E se eu disser que esse “estilo” vem cativando uma multidão? 

''Anália, por acaso você é minimalista?''. A resposta é não. Porém sempre optei por hábitos menos consumistas desde a minha existência e nem sabia que isso tudo tinha nome. Mesmo assim ainda sinto-me exausta e ansiosa com coisas e informações desnecessárias, que, em vez de prazer, acumulo mais e mais estresse. Algo prejudicial à saúde, né? As redes sociais nos aprisionam. São tantos “lixos”. Pessoas sorrindo falsamente, quando internamente pedem socorro pela angústia que sufoca. Crise do pânico, crise de ansiedade, crise de estresse, depressão. Nunca se ouviu viu falar tanto desses transtornos mentais. Triste realidade. Os consultórios estão lotados de jovens, crianças e idosos pedindo socorro. Os olhares dizem tudo “Vou explodir”, “Não suporto mais”.

Ultimamente, noto que estamos carentes de simplicidade. Sabe aquele cafezinho de roça? Aquela prosa de fim de tarde com as vizinhas ? A vovó fazendo aquele cheiroso bolo de fubá? Bom né? Pois bem, já não temos mais esse hábito. Depois de adquirirmos o prazer da conquista, grande parte daquelas coisas com as quais sonhamos há tanto tempo, estamos percebendo que falta algo mais. Falta significado. Falta essência… falta tudo! Vazio...

Afinal, o que é MINIMALISMO e por quê deveríamos aderir essa nova tendência?


Influência de moda, arte, decoração. Muito se ouve falar sobre um novo estilo de vida. Diminuir um consumo desesperado e apreciar as coisas simples onde "menos é mais". A palavra minimalismo se refere a uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos que percorreram diversos momentos do século XX e preocuparam-se em fazer uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão. Os movimentos minimalistas tiveram grande influência nas artes visuais, no design, na música e na própria tecnologia.

" É muito mais do que um estilo de vida, reflete na diminuição de excessos, uma ferramenta para quem está disposto a mudar de vida consumindo somente o necessário concentrando-se no que é de fato importante para encontrar a felicidade. É um caminho para uma vida mais simples e com mais significado. Ter uma vida minimalista é ter o suficiente para ser feliz. Minimalismo é liberdade. Minimalismo é viver uma vida ampla, com menos preocupações e repleta de realizações. "

Digamos que é um manifesto pela coisas simples. É remover aquilo que não traz valor e liberar espaço para outras mais relevantes. Transformar a vida radicalmente em busca da felicidade plena, ou pelo menos dá valor nas pequenas coisas da vida. O minimalismo não tem regra, somente soluções. Diminuir ou economizar bens materiais comprados por pura vaidade que no final, será descartado ou sequer usado. É transformar uma peça de roupa em três looks incríveis e se sentir bem.

Existe uma grande diferença entre simplificação e privação. Não precisa abdicar de roupas bacanas, acessórios famosos, usar bolsas caras e chiques. Porém, ao escolher adotar alguns aspectos minimalistas, é fazer boas escolhas. Consumir menos e com consciência. É escolher produtos com maior durabilidade e usabilidade e não encher as gavetas com coisas baratinhas que só trará alegria momentânea. É não complicar, não acumular. É descobrir o próprio estilo particular de ser e estar no mundo.

minimalismo

BENEFÍCIOS DO MINIMALISMO


Maior Liberdade

Imagine a liberdade que você experimentaria se você pudesse deixar de fazer pela pressão dos outros e apenas fazer o que você quer fazer. Você teria mais liberdade para viajar, para tirar um dia de folga, para trabalhar para si mesmo, ou, para assumir um emprego fazendo o trabalho que você realmente gosta.

Menos Estresse

Imagine um mundo onde você não tem que voltar para casa para uma casa bagunçada, não tem que acordar cedo em uma manhã de sábado para algo que você realmente não quer fazer, em primeiro lugar, e não tem que se mostrar no escritório todos os dias para um trabalho que faz você se sentir como se sua alma estivesse morrendo.

Ahhhh. Sim. Você pode senti-lo já. Muito menos stress.

Propósito Maior

Quando você limpa as atividades e itens desnecessários de sua vida, algo inesperado acontece. Você se sente motivado para fazer o que se propôs a fazer, porque a sua direção é clara e não há confusão. Quando só tem alguns compromissos que você pode levá-los a sério.

Ambiente mais aconchegante

minimalismo

Refletindo na economia é uma boa ideia pra quem vai morar sozinho, por exemplo. Não é deixar de ter uma casa confortável e sim, abrir mão de consumos exagerados. Eu sei que é emocionante após a compra de um imóvel, sair correndo para as lojas e ficar namorando cada detalhe. A vontade que dá é sair comprando tudo.

Livre do Desnecessário

Comece esse exercício em sua casa e pergunte-se: O que não agrega valor à minha rotina diária? São as pequenas coisas que atrapalham uma vida financeira saudável. Não só as coisas, mas despesas também devem ser eliminadas. Lembre-se que seu foco precisa estar em economizar dinheiro. Nem sempre o que parece ser algo essencial é algo de extrema importância. Itens e coisas desnecessárias podem ser doados para instituições de caridade, ou vendidos para lojas de segunda mão ou pela Internet

Mais Organização 

Coloque as coisas em ordem em casa e no trabalho. O espaço fica bagunçado com roupas, livros, cosméticos e até mesmo pelas guias do navegador. Se você achar difícil se livrar de suas coisas favoritas, tente guardá-las em pacotes ou caixas e escondê-las: se durante as próximas duas semanas você se lembrar delas e se arrepender de tê-las retirado, devolva-as e aproveite-as. Mas com 90% de probabilidade, simplesmente esquecerá o que colocou nessas caixas.

Espaço no guarda-roupas

minimalismo

Um closet enorme com várias estampas, malhas, tonalidades e cores diversas entre roupas e sapatos. Com certeza tem alguma peça que você não usa, ou sequer lembra que existe. Aderir o guarda roupa com peças que podem ser usadas de dois ou mais looks, outros mais radicais optam pelo armário - capsula: Um mini guarda roupa com peças versáteis que você ama e o melhor usa.

COMO LEVAR O MINIMALISMO PARA SUA VIDA?

v  Pare de ouvir fofocas, converse de forma relevante e com propriedade. Com o tempo, você verá como as pessoas tóxicas desaparecem sozinhas de sua vida.
v  Assuma a responsabilidade por seus pensamentos, tente pensar positivamente.
v  Concentre-se em seus objetivos e valores, não tente alcançar tudo de uma vez.
v  Pelo menos uma vez por semana, desligue o telefone e as notificações irritantes e passe tempo com seus entes queridos.

Adquirir esses hábitos não se trata de adotar um estilo clean, ter uma casa sem móveis ou usar roupas só brancas, pretas e cinzas obrigatoriamente. Se trata, acima de tudo, de descobrir quem você é, o que quer da vida, e o que as coisas que tens representam para você. E ai? O que me fiz sobre o minimalismo?

 Gostou? Não saia sem antes deixar a sua opinião
beijos e até a próxima



VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM

51 comentários

  1. Eu acho lindo! Sem contar que é ótimo e prático, né? Tô tentando aos poucos aderir ao minimalismo e adorei as inspirações!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  2. O famoso ''less is more'', menos é mais
    Adoro o minimalismo e sou super praticante desse estilo ♥
    P.s: Teu blog é lindooo!
    Seguindo aqui
    :)

    Beeeijos

    ResponderExcluir
  3. Eu amo tatuagens minimalistas, tenho 3 <3, mas também amo aquelas grandes que chamam a atenção ahuahua.
    Já percebi que produzo melhor quando o ambiente não está cheio de tralhas.

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. trabalhar em um espaço organizado é a melhor coisa, realmente.
      beijos flor 😗

      Excluir
  4. Olá
    Eu acredito super em uma vida minimalista. Eu tenho coisas de mais, mas, pra mim, todas elas tem sua utilidade. Acho que o ponto chave do minimalismo é nos ensinar que não precisamos ter para viver.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Lary. Esse é o verdadeiro significado do minimalismo.
      Bjs 😗

      Excluir
  5. Amei teu post!!! Confesso que eu conhecia o termo mas não entendi muito o significado do mesmo. O bom que você mostrou os segmentos. Agora descobri que tenho tatuagem minimalista.rsrs
    bjs

    Simplesmente Ciana

    ResponderExcluir
  6. Eu amei esse post! Quando eu tiver minha casa vou aderir o minimalismo na decoração, até porque eu sempre gostei de ambiente espaçoso e com poucas coisas. Tatuagem minimalista são as minhas fav, tô louca para fazer uma.
    Skyscrapers

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada flor,
      Uma casa espaçosa é tudo de bom..
      Sucesso 😗

      Excluir
  7. Gosto muito do minimalismo pra algumas coisas, mas não é o único estilo que eu curto. Amei as tatuagens, eu prefiro traços mais discretos, delicados mesmo, acho muito charmosos. <3

    Beijo!
    Amanda
    Metamorphya••• Particpe do Sorteio de 1 Ano do Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O legal do minimalismo é que não precisa ser necessariamente um estilo único, ele pode se encaixar em vários outros.
      beijos 😗

      Excluir
  8. Eu amo minimalismo! No design, nas tatuagens, nas roupas, e principalmente na decoração! O menos é mais se tornou uma premissa na minha vida haha
    Muito legal o post!
    Beijos,
    http://www.nomundodaluablog.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu já era a louca do minimalismo, ai virei arquiteta, então pensa numa louca? Sou eu! hahaha eu quero tudo minimalista tudo, tudinho! E convenço até os clientes a aderir <3

    Beijos,
    Amanda Souza
    explorar-te.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem? Essa tendência é incrível, independente de onde seja aplicada. Na decoração, nos acessórios, nas roupas, um toque de minimalismo sempre traz muito estilo. O meu home office é meio minimalista, apesar de estar bagunçado agora haha Amei as inspirações. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Erika. O minimalismo faz parte de qualquer ambiente e deixa super clean.
      Bjos

      Excluir
  11. Acho incrível essa tendência, especialmente na decoração e nas roupas! Queria poder renovar meu quarto e guarda roupa seguindo essa linha, mas é meio complicado x.x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece aos poucos Gislaine e verás a diferença.
      Basta ir com calma.
      Bjs

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?

    Já tinha ouvido falar desta nova tendência, se é que posso chamar assim, mas ainda não sabia tantos detalhes. Acho muito belo ambientes minimalistas, pois conseguem transmitir coisas boas com tão poucas coisas, dão um toque muito especial a qualquer lugar. As insirações de tatuagem que você apresentou também sçao maravilhosas. Babei! Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olha eu estou tentando organizar minha casa e meus livros, amei algumas de suas dicas, aderi uma, mil beijos

    ResponderExcluir
  14. Não me lembrava deste movimento artístico, como dizem por aí menos é mais! adorei a decoração do post! Abraços

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Eu já tinha ouvido falar sobre isso, mas não sabia muito bem o que era.
    Amei o post, consegui entender um pouco mais e amei as dicas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post já que sou adepto ao minimalismo em praticamente todos os aspectos da minha vida. Curto muito tatuagens simples, decoração bicolor e afins.

    ResponderExcluir
  17. Esse post me encontrou e me salvou!
    Eu já sabia sobre o minimalismo e também sou adepto. Coisas simples me fissuram. Adorei as imagens.

    ResponderExcluir
  18. To adorando essa vibe minimalista. Tudo tao delicado do jeito que eu gosto.
    Exceto essa do guardarroupa, que eu ainda preciso aprender de verdade.
    Tenho muitas roupas e pior: uso todas. Nao sei como hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk se você usa, melhor ainda. Não tem problema nenhum em ficar com elas.
      O minimalismo serve para aqueles que acumulam coisas sem necessidade e/ou que estão cansados do consumismo desenfreado.

      Excluir
  19. Muito bacana. Adorei as dicas principalmente a dos looks, ainda não conhecia muito sobre o minimalismo..

    ResponderExcluir
  20. Minimalismo, quando bem feito e bem utilizado, é extremamente agradável aos sentidos. Mas considero bem difícil atingir essa perfeição, porque precisa de muita técnica, conhecimento e uma forte base cultural. Por isso que é tão comum encontrar mais designers orientais do que ocidentais produzindo elementos minimalistas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Você não precisa chegar na "perfeição" até porque é quase impossível, apenas adotar alguns métodos que se sinta confortável já é um bom começo, não achas tu?

      Excluir
  21. Num mundo onde somos levados a crer desde crianças que merecemos sempre mais, ainda é difícil aderir ao Minimalismo sem se sentir como se tivesse deixando de ganhar o que nos é de direito. Mas, com paciência e prática diária, é possível aproveitar a longo prazo os benefícios de viver uma vida mais simples, mais coesa, mais fluida! Adorei o post. Bjoooo ❤

    www.blogpapelpapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu já tenho ouvido falar do minimalismo tem algum tempo, acho que a primeira vez que ouvi sobre foi no Vida Organizada, o blog da Thais Godinho, e isso já deve ter uns 5 anos. Acho que o preconceito que você se referiu que algumas pessoas tem, vem justamente da confusão entre simplicidade e escassez. Mas além disso eu acho também que o minimalismo não é para todo mundo. Tem gente que não curte essa coisa de simplicidade e tudo bem, o que importa é estar feliz, né? Eu busco o minimalismo na minha vida hoje mais em termos emocionais e mentais e sigo já tem um tempo as dicas que você deu: evitar fofocas e conversas desnecessárias, gastar menos tempo em redes sociais e na internet em geral, entender quais as minhas prioridades, ter metas bem definidas e focar nelas ao invés de querer fazer tudo ao mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Juliana. Super concordo: O minimalismo não é para todos mais sim, para aqueles que buscam o equilíbrio e uma qualidade de vida melhor. Seria maravilhoso se todos pensassem assim porém não é.
      Cada um sabe seu caminho.

      adorei seu feed back ♥

      Excluir
  23. Eu sou minimalista desde sempre, acho que desde que li Pessoa, que disse 'tudo que eu preciso cabe dentro de uma pequena mala'. Achei aquilo maravilhoso. Mas ainda preciso dos meus livros. Nesses últimos dias, no entanto, montei duas pilhas de livros que já li ou que nem li e nem irei ler e está cá para ir embora.
    Acho que o excesso cansa e esgota. É preciso renovar-se sempre.

    bacio

    ResponderExcluir
  24. Tenho certa dificuldade, confesso, em me desfazer de coisas que algumas vezes julgo necessárias e outras vejo como supérfluas! Começo até a analisar como coisas de momentos! Embora eu confesse que em certas ocasiões amo jogar coisas fora! Rsrsr! É meio louco, mas acho que subjetivo, sei lá... Sobre ser minimalista, para mim será uma busca interior constante. Porém este ano, em janeiro, me coloquei metas a cumprir, e estou conseguindo alcançar, mesmo que em passos lentos, como disse no blog da Juliana Salles. Essa é uma das metas, viver com mais organização e simplicidade. Uma eterna busca por paz e tranquilidade!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oi Anália!
    Eu confesso que consigo aderir ao minimalismo em algumas esferas da minha vida, tentar aproveitar mais pequenos detalhes, pequenas coisas e partir em busca do que faz sentido e nos dá aconchego, dar valor ao que necessário.
    Mas, em outros quesitos, ainda estou caminhando. Eu tenho mania de colecionar coisas, dos livros à sapatos, dolls e coisas de papelaria... ah, é quase um caso perdido. Algumas coisas tem seus altos e baixos e outras com o tempo consigo desapegar... e deixar tudo mais leve!
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo. Tem coisas que é (quase) impossível de abdicar. Entretanto, se você quer e busca por isso continue dando passos mesmo que seja lentos.
      Vai dá certo.
      Bjos

      Excluir
  26. Gostei,passei a adotar o estilo minimalista na minha vida e a ansiedade foi diminuindo bastante.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar.
Responderei em breve, por isso ative as notificações.