VIDA INCRÍVEL: OTIMIZE SUA ROTINA ATRAVÉS DE HÁBITOS MAIS PRODUTIVOS

by - 21 novembro


 HÁBITOS MAIS PRODUTIVOS

Oi gente, tudo bem? 
Primeiro, me responda: Você se considera uma pessoa produtiva?
Eu sou aquele tipo que vive em conflito comigo mesma, todos os dias. Não é fácil criar um hábito diário. E sei que só é possível se começar pela parte mais difícil: O primeiro passo. Se você tem metas e não consegue alcançá-las, senta ai. Estás no lugar certo. 

A produtividade é a qualidade daquilo que é produtivo. De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa, trata-se da eficiência na produção de algo, isto é, do rendimento, ou da relação entre uma determinada quantidade produzida e do(s) fator(es) necessário(s) para a obter.

Ao longo do dia nos deparamos com uma infinidade de tarefas e responsabilidades que exigem de nós para aproveitarmos do melhor modo possível o nosso tempo. Para sermos mais produtivos também. Cuidados pessoais, com filhos, casa, família, compromissos, projetos, eventos; é preciso saber lidar, atender e resolver cada situação e fazer as horas renderem.

Veja o que deve fazer para mudar hábitos negativos hoje mesmo:


PLANEJE-SE NA NOITE ANTERIOR

Anote tudo que você precisa fazer no dia seguinte em um planner, bloco de notas, no celular... Não importa. A preferência é sua. Tire ao menos 5 minutos pra anotar tudo e não fique pensando nela. Dessa forma, você poderá dormir mais tranquilo, sem se preocupar em lembrar o que terá que fazer no dia seguinte.

COMECE PELO MAIS DIFÍCIL

Ao verificar sua lista pela manhã, comece pelo mais chatinho. A medida que vai realizando as tarefas, as mais desafiadoras serão eliminadas rapidamente. Nisso, no final da lista você está muito mais satisfeito pelo “dever cumprido”.

UMA COISA DE CADA VEZ

Não adianta começar o dia querendo ser um super-herói. Ainda mais quando tem mil e uma coisas a serem feitas. Faça um por vez, analise por onde começar. Não inicie uma tarefa sem antes concluir a anterior. Como disse, comece pelo mais difícil e no fim conclua o restante com mais eficiência.

HÁBITOS MAIS PRODUTIVOS


NÃO PRORROGAR TAREFAS

"Amanhã eu faço" Esse é o problema da maioria. A procrastinação anda lado a lado com a produtividade. Não deixe ela te derrubar. Um dos motivos que mais acontece é o uso excessivo das redes sociais. Enquanto estiver em produção elimine-as nesse momento. Se você não precisa da internet para executar certas tarefas, corte o acesso por completo. Você vai perceber que, naturalmente, começará a fazer o seu trabalho no devido tempo. Essa prática se tornará hábito e a produtividade pessoal aumentará espantosamente.

DURMA BEM E ACORDE CEDO

Dormir e acordar bem é um início de qualquer coisa. Muito antes de verificar suas tarefas na agenda. Uma boa noite de sono é excelente para obter a mente mais produtiva. Lembre-se que não é só a quantidade de horas dormidas que importa, mas a qualidade do sono. Afaste todas as distrações como: televisão, celular e etc. Desligue as luzes ou deixe menos claridade possível próximo a você e relaxe. Além disso, acordar mais cedo torna o dia mais longo. Comece o seu dia à frente dos outros.

ORGANIZE-SE

Tome a organização do seu dia como prioridade. A organização tem inúmeros benefícios, nela consegue eliminar de vez a preguiça. Manter tudo de forma organizada faz com que as tarefas sejam mais fáceis de serem identificadas e realizadas. Analise o nível de organização física e digital que possui e tente melhorá-lo como preferir.

DEFINA PRAZOS 

A cada tarefa feita execute através de prazos definidos, pra manter o controle e conseguir concluir as demais. Se perder muito tempo em uma só o restante não será concluído. Seja específico em cada atividade importante do dia com data e hora para cada uma delas, pois escrever uma lista apenas não adianta. Mantenha o foco.

 HÁBITOS MAIS PRODUTIVOS


Conheça a técnica Pomodoro

A técnica se baseia na ideia de que dividindo o nosso fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, conseguimos melhorar a agilidade do cérebro e estimular nosso foco. Em outras palavras, melhoramos nossa gestão do tempo e ficamos mais eficientes. Para colocá-la em prática você vai precisar de:

·         Timer ou cronômetro para fazer contagem regressiva 
·         Uma lista de tarefas (“to-do-list”)
·         Lápis e borracha

Primeiramente, você deve fazer uma lista de tarefas a serem desempenhadas durante o dia. Depois, basta dividir seu tempo em períodos de 25 minutos (chamados “pomodoros”) e trabalhar ininterruptamente em suas tarefas nesses períodos. 

Quando o timer tocar (ao fim dos primeiros 25 minutos), faça um X nas tarefas concluídas ou anote o status de seu trabalho (50% concluído, por exemplo) e faça um breve intervalo de 5 minutos. Nessa pausa, aproveite para fazer outras coisas não relacionadas à tarefa (ir ao banheiro, ligar para um cliente, tomar um café, etc). 

A cada quatro ciclos, faça uma pausa maior (entre 15 e 30 minutos) para descansar. Esses intervalos entres os pomodoros são fundamentais para “oxigenar o seu cérebro” e aumentar a agilidade mental. Vale lembrar que essas medidas de tempo são apenas as sugeridas no método clássico. Nada impede que você encontre o seu próprio equilíbrio e período de descanso ideal. 
Trecho “técnica pomodoro” retirado do site: https://www.napratica.org.br/

Esses rituais diários, cria um ambiente positivo para resolver os problemas. Não é fácil, mas com prática é possível melhorar continuamente. Pessoas produtivas, tem uma mente mais voltada para solução por natureza, mas isso não é um dom e sim prática. Pessoas produtivas tem hábitos melhor definidos pois utilizam os conceitos de gerenciamento de energia e prioridade ao seu favor, sempre aprimorando e adaptando suas rotinas. Que tal começar agora mesmo?

Gostou? Não saia sem antes deixar sua opinião.
beijos e até a próxima.

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM

6 comentários

  1. Que dicas ótimas! Eu sou dessas que fica sempre postergando as coisas chatas de se fazer. Preciso parar com isso. xD
    Achei bem interessante essa técnica Pomodoro. Não conhecia, mas quero começar a utilizá-la!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê um basta e te recomendo usar essa técnica do pomodoro. É batata!
      beijos

      Excluir
  2. Eu confesso que sou uma pessoa que não crio hábitos diários, e acabo não fazendo tudo, mais é importante a pessoa ter metas, pois quando a pessoa é produtiva ela flui mais e progride mais, valeu pelas dicas super válidas, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Metas são essenciais em nossas vidas! E obrigada por ter gostado.
      beijos

      Excluir
  3. Acho que sou 50% produtiva.. rsrs...consigo me organizar e desde sempre faço minha lista de tarefas para o dia seguinte, porém, nem sempre consigo realizar tudo, principalmente na parte da manhã, sempre vou dormir muito tarde é pra acordar cedo é bem difícil, queria muito melhorar algumas coisas na minha rotina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tome essas dicas pra sua vida, não perca tempo e faça hoje mesmo
      beijos Paula.

      Excluir

Obrigada por comentar.
Responderei em breve, por isso ative as notificações.