Desconecte-se: Você precisa de um desapego digital

by - 27 março


 desapego digital


Olá amores, você passa a maior parte do tempo nas redes sociais?
Se a resposta for sim, você está se prejudicando nun graaau que nem faz ideia.

Hoje em dia, em torno de 90% das pessoas estão nesse momento conectadas no aparelhos eletrônicos mais precisamente no smartphone. Existe um nome para isso chamado de "nomofobia", do inglês "no mobile phone phobia", ou fobia de não ter telefone móvel. Esse vício digital tem várias consequências negativas.

Erik Peper e Richard Harvey, docentes de Educação para a Saúde na Universidade do Estado de San Francisco, EUA, conduziram um estudo sobre os efeitos do vício na tecnologia digital e apuraram um efeito negativo sobre as relações sociais dos utilizadores.

Para o estudo, os investigadores contaram com a participação de 135 alunos da Universidade do Estado de San Francisco, que foram questionados sobre a sua utilização de “smartphones”.
Os investigadores concluíram que os alunos que utilizavam com maior intensidade os seus “smartphones” relatavam níveis mais elevados de sensação de isolamento, solidão, ansiedade e depressão.
Informações docentes retiradas do Alert online

No cotidiano, tornou quase impossível está fora das redes sociais por conta do trabalho, amigos, família, assuntos importantes, eventos e etc. Entretanto desapegar por algumas horas gera uma qualidade de vida melhor. As redes sociais são fontes de informações inacabáveis. A cada segundo chega uma “notícia bombástica”. Ao ler vários conteúdos distintos por horas seu cérebro acumula uma gama de conhecimento inútil. É basicamente uma “explosão de informação desnecessária” e seus neurônios transformam nessa necessidade de querer mais, mais e mais... Resumindo: Você além de prejudicar sua mente, está prejudicando sua vida. Seus rendimentos diários não são os mesmos, a procrastinação se torna mais presente, a vida social em família e amigos fica cada vez distante. Não pratica atividades físicas, não vai em lugares favoritos... Parabéns você se transformou num ROBÔ.

Viver dessa maneira te faz um mal danado. Todo mundo quer uma vida saudável mas para isso você precisa ser o portador do seu bem-estar. A vida não se modifica sozinha, não. Estou errada?

Portanto, vou te dar alguns métodos eficazes e bem simples para desapegar agora mesmo:



PARAR DE SEGUIR PESSOAS

Sim, comece por ai. Pegue seu celular, abra nas suas redes sociais e respire fundo. Você só precisa seguir contas que influenciem positivamente. Como se fosse uma lista de inspiração. Páginas de fofoca, mundo dos famosos, noronhe-se, big brother, mortes, desastres, festas de gente rico... Isso vai te deixar mais pra baixo. Sua realidade é totalmente contraria. Lembre-se: A rede social é superficial, nada daquilo é verdade.

DETOX DIGITAL

Esse com certeza é o mais complicado para muitos. Te desafio passar o dia inteiro sem usar seu celular, topa? Certa vez, me desafiei durante um fim de semana. Pensei que fosse morrer. Que nada! Foi ótimo. Na outra fui mais radical. Uma semana usando apenas o Whats App. Resultado: Parei de procrastinar. Meu blog tinha mais de três meses posts concluídos. Acordava cedo, praticava atividades físicas, cumpria todas as tarefas e ainda sobrava tempo para ler, colocar meus filmes em dia e etc... Eu estava trem-bala. Super radiante. Aconselho que nesse desafio sempre tenha algo a fazer. Não fique parado. O dedo coça para pegar o celular. Convença um amigo a participar junto, um motiva o outro. E ai, aceita o desafio?

APLICATIVOS INÚTEIS

Agora vamos para a parte interna do seu celular. Olhe para grade de apps e reflita sobre tais aplicativos. Limpe, organize e desinstale o desnecessário. Em alguns aparelhos possui uma função nas configurações: “manutenção do aparelho” ou algo semelhante. Serve para eliminar cachês e apps em segundo plano que desgastam a bateria do celular. Com isso, aumenta a velocidade e deixa mais leve, sem travamentos. Olha que legal!

ORGANIZAR O COMPUTADOR

Agora vamos para seu laptop. Olhe para ele. Clique em documentos e analise tudo. Crie pastas para os arquivos necessários. Faça com cautela. O restante joga tudo na lixeira. Caso sinta falta de algo, restaure. Se não fizer falta vai de Shift + Delete mesmo (atalho para exclusão de arquivos permanentemente – nem vai para lixeira). Pronto, temos um computador novinho em folha.

FOTOGRAFIAS

Isso serve para todos os aparelhos eletrônicos. Meu celular por exemplo; tinha mais de 2.000 fotografias incluindo fotos de flor, plantas, céu, minhas gatinhas comendo, dormindo, comendo, dormindo enfim... era uma gama de fotos desnecessárias. Fiz o mesmo do item anterior; separei por pastas e eliminei milhões de fotos. Algumas até guardei no pen drive. Minha meta é comprar um HD externo para armazenar as coisas importantes. Faça o mesmo.

CAIXA DE EMAIL

Limpe sua caixa de entrada, spam entre outros... Descadastre de e-mails desinteressantes e obtenha informações precisas. Se o e-mail for profissional é melhor ainda obter apenas o que vale a pena.

O desapego começa aos poucos. Fatores simples como este já é um grande avanço. Livre-se do acumulo e seja mais leve. Dê um tempo do mundo digital e viva a realidade pois é esse mundo que existe. Tem tantas coisas bacanas para viver: Viajar, jogar conversa fora com amigos, parentes, tomar banho de mar... tantas coisas. Se permita desapegar. Permita-se viver.


Gostou desse artigo? Deixe aqui nos comentários.
Beijos e até a próxima.

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM

6 comentários

  1. Estou precisando fazer esse desapego de vez em quando. É muito bom passar um tempo longe das telas.
    Ótimo cuidar de si.
    beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Anália tudo bem?
    Saudades de você.

    Como tem passado.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. eu tenho feito das minhas redes algo mais confortável pra mim.. bloqueando alguns perfis, deixando de seguir outros.. priorizando ver só o que me faz bem! Mas as vezes dar uma pausa é muito importante mesmo.

    abraços
    Nat - Mulher Conectada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Nat! É muito importante transformar as suas redes socias em algo confortavel.
      beijos lindona!

      Excluir

Obrigada por comentar.
Responderei em breve, por isso ative as notificações.