Precisamos conversar: Um papo sobre depressão

by - 17 setembro

Um papo sobre depressão

Senta que lá vem a história...
E não vou negar: não será uma conversa leve, daquelas que você vai querer compartilhar no grupo do Whats App. O assunto é polêmico e doloroso. A gente até pede, mas nem sempre a vida pisa devagar. O que nos resta é levantar, sacudir a poeira e dá a volta por cima, como diria Beth Carvalho. 

Antes de escrever esse artigo. Pensei duas vezes em publicá-lo. Mas optei pelo fato de que ainda existem pessoas leigas nesse assunto. Não vou dá nenhuma aula e/ou te ensinar clinicamente até porque não sou dessa área. Mas posso garantir que essa bagaçada tem cura!

Não acreditamos que isso é verídico até acontecer com nós mesmo. E por mais que você não se sinta bem e que seu corpo e sua mente estão extremamente esgotados. Ainda sim, a auto aceitação é quase impossível. 

A depressão pode ser uma batalha monstruosa e massacrante. Ela cobra um alto preço emocional e físico. É uma doença que carrega estigma. Mas talvez uma das maiores dificuldades para quem sofre de depressão seja a sensação de que ninguém mais no mundo possa realmente entender o que você está passando.

“A minha opinião era totalmente contrária. Até acontecer comigo!”

O QUE É DEPRESSÃO?

Um papo sobre depressão

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. Pessoas que sofrem com distúrbios de depressão apresentam uma tristeza profunda, perda de interesse generalizado, falta de ânimo, de apetite, ausência de prazer e oscilações de humor que podem culminar em pensamentos suicidas. 

É MAIS COMUM DO QUE PARECE!

Por ano são registrados mais de 2 milhões de casos. O tratamento é feito através do auxílio médico (psicólogo) em alguns meses. Não precisa de nenhum exame laboratorial pois as causas possíveis são de origens biológicas, psicológicas e sociais. A base do tratamento geralmente inclui medicamentos, psicoterapia ou uma combinação dos dois. Cada vez mais, as pesquisas sugerem que esses tratamentos podem normalizar alterações cerebrais associadas à depressão.
“Muita gente vê a depressão como uma espécie de falha de caráter. É importante mostrar para quem está deprimido que você sabe que se trata de uma doença que precisa de tratamento.”
Até chegar na sala do meu psicólogo e descobrir do que se tratava. Passei por diversas fases emotivas e temperamentais. É uma luta diária-constante, confesso. Um dia você luta contra seus pensamentos, outro com seus sentimentos e no outro dia, luta para sair da cama.

 Um papo sobre depressão


Tenha distrações — ele falou. Acompanhado de vários chás e reflexões diárias. Pois não tinha nenhum motivo atual, são conflitos internos e necessita estar atento aos detalhes, afinal preciso descobri o que me ocasionou isso.

Depois de amparada pelo tratamento convencional, comecei a dar meus primeiros (novos) passos para o mundo. Sou adepta do "é melhor prevenir do que remediar" e assim corri atrás da minha própria blindagem logo no início do tratamento-doença.

Vale lembrar: a depressão tem muitas variações. O que você lê aqui é meu relato pessoal com a doença. Você jamais deve entender esse texto como um diagnóstico ou um manual de cura milagrosa.

CONSULTE-SE COM UM TERAPEUTA.

Esses profissionais devem ajudá-lo a lidar com os problemas pelos quais está passando. As terapias musical, artística, animal e dramática funcionam como uma combinação da terapia comum com uma abordagem prática que o ajuda a superar a depressão. Não se acanhe pedi ajuda a um profissional aumenta suas chances de uma recuperação ágil. 

EVITAR PESSOAS CONTRÁRIAS.

Primeiro passo depois da descoberta, foi o que optei. Na verdade fui bem mais drástica decidindo não contar a ninguém. Apenas pessoas próximas e muito intimas. E, principalmente quando em depressão, você precisa ficar longe delas. 

SAIA DAS REDES SOCIAIS.

Parece ser inofensivo mais não é. As redes sociais transmitem bem-estar temporário. Gerando gatilhos mentais de desanimo: “porque ela está feliz e eu não?”. Não leve tão a sério. É apenas uma vitrine virtual. Nada daquilo é verdadeiro, é momentâneo. Ninguém é feliz o tempo todo.

 Um papo sobre depressão


CONVERSE COM GENTE QUE TE ENTENDE

Nessas horas devemos estar perto de pessoas que te entende e, na maioria dos casos, estas já tiveram o mesmo desprazer. “É importante incentivar as pessoas que sofrem de depressão a se manter ocupadas para que o equilíbrio do dia-a-dia não seja comprometido”, diz Kaplin. 


PARTIU TREINO?

Exercício, exercício, e mais exercício! Faça uma caminhada, corrida, passeio de bicicleta, tanto faz! O Exercício faz bem a tratar da depressão! Uma das ‘distraçoes’ que meu psicólogo receitou foi praticar caminhadas ao ar livre e descalça, todos os dias. Entretanto, o pilates também possui seus benéficos. Atua de modo eficaz não, apenas, no combate à depressão, mas também previne o próprio surgimento de quadros depressivos.

CURTIR A VIDA ADOIDADO.

Vá no cinema, faça viagens longas ou curtas. Respire ar puro. Faça uma visita a um museu de arte. Vá a um restaurante de comida chinesa, tailandesa, ou outro restaurante diferente. Sorria para todas as pessoas, e veja a diferença que faz (Importante!!). Pode ser acompanhado ou sozinho mesmo, desfrute de sua linda companhia. Só não faz ALOKA e chutar uns baldes de lixo ou ferir as leis #Pelamor. E desabafe com Deus. É o melhor amigo que encontrarás. Ele vai te ajudar, tenha fé!

Relaxa... Vai dá certo e lembre-se. Você não está sozinho!!
Não saia sem antes deixar sua opinião
Beijos e até a próxima.




VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM

14 comentários

  1. Um assunto muito sério! Infelizmente nem todos levam a sério e não conseguem identificar os sintomas...É necessário um olhar redrobado...
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Nem sempre as pessoas conseguem identificar isso em si mesmas. Na maioria dos casos, são diagnosticadas através de alguém muito próximo.
      O cuidado é redrobado
      bjs

      Excluir
  2. Assunto muito sério e que sim, precisa de todo carinho e cuidado. Meus parabéns por ter optado em publicar! Sou-lhe grata!Está perfeito! E sim, a gente pira de vez em quando, mas como disse em comentário lá na Lunna, no final dá tudo certo! Um beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço por ter gostado. Obrigada pela sua visita.
      E tudo dá certo no fim.
      beijos

      Excluir
  3. Oi Analia
    Ótimo post! Adorei
    Concordo com você, é preciso pedir ajuda e lutar, sempre
    Benditas endorfinas, ne? Acrescento a sua lista de atividades a yoga e a meditação, ajudam muito também.
    Fé também! Não importa se na igreja, no templo, no terreiro, ter fé fortalece e muito
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótimas recomendações Claudia. O importante é praticar atividades que influenciem o bem-estar físico e emocional.
      Obrigada
      bjos

      Excluir
  4. Oi Analia, boa noite.
    Que assunto, heim?
    Acho um tema sério, mas não pesado. Necessário (sempre) porque as pessoas só se dão conta do problema quando ele bate à porta. Acho delicado e complicado e os sintomas, muitas vezes, se misturam e se confundem. Não é nada fácil e é diferente com cada pessoa.
    Excelente seu post, congrats

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lunna, precisamos falar sobre esses tabus sempre
      bjos

      Excluir
  5. Acho super necessário posts como esse. Depressão é um problema muito comum, infelizmente, e mesmo sendo tão comum muitos ainda tem certo preconceito, muitas pessoas não entendem e não sabem lidar. Um tempo atrás eu vi uma enquete na página do Facebook de um deputado onde ele questionava se as pessoas pensavam que depressão era uma doença ou "coisa de demônios". Ainda hoje estou chocada de ter visto tamanho absurdo. Por isso posts como esse seu são tão importantes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei como é Juliana. Passei minha vida inteira ouvindo isso. Até acreditei que era verdade, talvez... até porque Deus não é dono de doenças. Mas não é por isso que as pessoas estejam possuídas por um ser ruim. Precisamos apegar em Deus e/ou naquilo que se acredita. Vivemos de fé e só isso pode reverter essa situação.
      beijos

      Excluir
  6. Oi Analia!
    Eu adorei a ideia do post, de falar abertamente, de apresentar dados. Acho muito necessário. Quem já passou pela depressão ou acompanhou alguém próximo passar por isso, sabe bem que é um quadro clínico grave e que não deve ser menosprezado.
    Apesar do estigma e da desinformação, são passos assim que podem ajudar pessoas a procurarem ajuda!
    Adorei a dica de 'curtir a vida adoidado', até me deu vontade de rever o filme (que eu adoro) e acho que traz mesmo uma ótima mensagem de positividade sobre aproveitar a vida! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Rê. Sempre que posso trago esses temas para quebrar de vez com qualquer paradigma.
      Curtindo a vida adoidado é um filmão e tanto.
      bjos

      Excluir
  7. Ótimo posst. Esse assunto ainda é muito tabu, infelizmente muitos ainda pensam de psiquiatra é para louco. Tive certa vez um crise de depressão, esse tristeza que vem não sabemos de onde, tive a sorte do médico de onde trabalho, que é homeopata fazer um excelente trabalho e não precisei passar em um psicologo na época. Muitos anos depois comecei a sentir novamente os mesmo sintomas e procurei uma psiquiatra porque achei que os sintomas estavam bem piores. Ela começou a me atender em conjunto com uma psicologa e fui diagnosticada com Síndrome de Burnout. Sempre que eu chegava perto do meu serviço eu começava a passar mal...elas foram ótimas e fiquei muito bem :) Beijos e fica bem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que saiu dessa Cilene. Você é um grande exemplo para as pessoas que estão passando por isso e acham q não tem solução.
      Parabéns!

      Excluir

Obrigada por comentar.
Responderei em breve, por isso ative as notificações.