RESENHA | A garota que você deixou pra trás de Jojo Moyes

by - 27 setembro

 A garota que você deixou para trás

Sinopse: Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo, a família, a reputação e a vida na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.

A narrativa é dividida em duas partes. Na primeira temos a história de Sophie Lefèvre, uma mulher que vive a espera de seu marido. No ano de 1916, na cidade de St. Pèronne – cidade esta que vive o pesadelo da Primeira Guerra Mundial – Sophie e sua irmã Hélène tentam sobreviver e cuidar de seus filhos e do irmão mais novo Aurélien. Devido à guerra, eles lutam para não morrer de fome e cansaço. Sophie conheceu Édouard – seu marido – em Paris quando ela trabalhava em uma loja anos antes. Ele um pintor, ela uma vendedora. Édouard partiu para a guerra para lutar no front há dois anos e a única coisa que traz recordações felizes para Sophie nesse momento de horror é um quadro que ele pintou dela.A primeira parte de A Garota Que Você Deixou Para Trás conta a história de Sophie durante a primeira guerra mundial na França. Deixando claro todos os desafios que a sua família teve que enfrentar nesse período tão difícil. Além da fome e saques realizados pelos alemães, ainda precisa sobreviver com a falta do seu marido Édouard, que foi para a guerra lutar pela França.
A casa onde Sophie mora com a irmã e filhos é um hotel, que possui um restaurante. Os estabelecimentos da cidade são obrigados a receberem os alemães sempre que solicitado. E o mesmo acaba acontecendo com o restaurante de Sophie, que mesmo não tendo mantimentos para operar é escolhido para dar refeições aos soldados alemães. Para isso as irmãs recebem suprimentos e começam a ser vistas como traidoras na cidade. Mesmo que ela não tivesse como recusar a solicitação.
O Kommandant Alemão, encarregado de organizar a rotina dos soldados, acaba passando mais tempo no restaurante para garantir que tudo ocorra como planejado. Ele não é um Alemão como os outros que Sophie conheceu, se mostra delicado e com um bom gosto para arte, além de grande conhecimento.Em primeiro lugar informo a vocês que me apaixonei pela personagem Sophie. Apaixonei-me pela sua coragem e pela força que ela demonstrou ao longo da narrativa. Os momentos difíceis que enfrenta nas mãos dos alemães, as situações humilhantes a que ela se sujeita para ter o marido de volta. Jojo Moyes criou Sophie de tal forma que às vezes é até difícil entender que ela não é real. A sutileza e a humanidade que Sophie passa em um momento tão difícil como a guerra é cativante! 


"Você tem que continuar tendo fé. As coisas podem voltar a ser boas'.
Sophie Lefèvre

Na segunda parte do livro, praticamente um século depois, conhecemos Liv. Liv é uma jovem viúva que não consegue superar a morte do marido. E por isso vive na casa que ele construiu mesmo não tendo condições de mantê-la. Confesso a vocês que não foi “amor à primeira vista” ao contrário de Sophie ela não demonstra força, nem vontade de viver, tem vezes que em deu vontade de sacudir ela e falar “MIGA VAMOS QUERER VIVER!!!!” ela só tem esse up na vida quando recebe a notificação sobre os verdadeiros donos do quadro. Pois é nesse momento que ela começa a demonstrar coragem e força para lutar por aquilo que ela acredita ser o certo.

A escrita de Jojo, como sempre, é impecável! Ela alterna a narrativa em 1ª e 3ª pessoa. Na primeira parte os capítulos são narrados por Sophie, enquanto que a segunda parte é voltada para Liv. As histórias de Sophie e Liv são comoventes e nos mostram muito sobre superação em momentos difíceis nos quais as próprias personagens acreditam que não tem mais força para continuar, sempre resta à fé e ela pode ser infinita se acreditarmos. Esse é o grande presente que A Garota Que Você Deixou Para Trás nos deixa.


Levando a Sério blog

É que na vida há coisas muito mais importantes que vencer.
Liv.

Resenha feita por Lorrayne Gomes

Especial 1 ano - Levando a Sério Blog

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM

12 comentários

  1. O livro tem uma história muito comovente, é muito dificil a pessoa se separar da pessoa que ama. A história nos trás uma reflexão que nunca podemos deixar de crer,gostei muito do livro bjs.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei chocada com este resumo e sua resenha são de fato comoventes estas histórias e a garra e força pra viver da um up na gente

    ResponderExcluir
  3. Nossa parece muito interessante a história , bem envolvente

    ResponderExcluir
  4. Triste e linda história. Gosto de ler livros com histórias de mulheres guerreiras, vencedoras e de homens honestos que tem a família como prioridade.

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus essa resenha me deixou super interessada em ler o livro😍😍😍, espero ter a oportunidade, ele parece ser ótimo,do tipo que prende o leitor , começando pelo título que é super chamativo 💜💜

    ResponderExcluir
  6. Os livros da Jojo são todos muito bons e esse pela história deve ser também super emocionante! Amei a resenha!
    Beijos, Gi.
    Blog About Girls

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar.
Responderei em breve, por isso ative as notificações.